Sopa de beterraba com iogurte

A receita dessa lindeza de sopa vem do livro A Vida é Sopa, e é do jeito que a gente gosta: Tão boa quanto simples.

Ingredientes para 4:
2 beterrabas grandes
1 folha de louro
1 cebola
1 dente de alho
1 colher de sopa de sal
1 copo de iogurte natural
Sal e pimenta do reino
3 xícaras de caldo de legumes
Azeite para refogar
Iogurte para servir

Preparo:

1. Corte as pontas das beterrabas. Coloque-as com casca e tudo na panela de pressão com água suficiente para cobrir as verduras, mais 1 colher de sopa de sal, meia cebola, o alho e louro.  Cozinhe por 20 minutos a partir da fervura.
2. Depois de cozidas, escorra e dispense a água. Passe as beterrabas por água fria e retire a casca, que deve se desprender facilmente.
3. Corte a beterraba em cubos e bata no liquidificador com o caldo de legumes.
4. Depois de bater, pique a outra metade da cebola e refogue no azeite até ficar transparente, sem dourar.
5a. Versão quente:
Despeje a beterraba batida à cebola refogada, misture e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela tampada por 10 minutos. Retire do fogo, misture o copo de iogurte com um fouet. Volte a esquentar, sem deixar ferver e desligue. Acerte o sal e a pimenta do reino a gosto.
5b. Versão fria: Não retorne a sopa ao fogo depois de adicionar o iogurte. Deixe na geladeira por pelo menos três horas antes de servir.
6. Divida em porções, e sirva com uma colher de iogurte.

O azedinho do iogurte e a doçura da beterraba criam um terceiro sabor, único - Lizandra Magon de Almeida, autora do A Vida é Sopa.

P.S. O Orgulho Xepa curte uma ervinhas frescas na hora de servir sopa de beterraba, por cima do iogurte: cebolinha fina picada ou cerefólio da horta.

Uhuu! A nutri aprova :)

"A beterraba é um dos legumes com maior potencial antioxidante, ou seja, possui muitas substâncias que atuam na proteção das células do corpo. Além disso, tem o kit completo para pessoas que são vegetarianas, apresentam anemia ou problemas sanguíneos: ferro + vitamina C. O ferro é responsável pela formação dos glóbulos vermelhos, deixando nosso sangue bem saudável. A vitamina C, por sua vez, é super importante por ajudar na absorção de ferro no intestino, principalmente quando o ferro é de origem vegetal.

Dica sustentável: as folhas de beterraba, que geralmente desprezamos, também são excelentes fontes de ferro e outros nutrientes interessantes, como o cálcio. Um bom jeito de reaproveitá-las é picar em tiras fininhas e refogar em um pouco de azeite de oliva extra-virgem com cebola picadinha." Raquel Labonia, nutricionista da WellMove.