Salada de beterraba, laranja e lâminas de erva doce

Foto: Bon Appétit, por Marcus Nilsson

O tempo pede suculência e refrescância, já que os termômetros subiram e acabou a mamata de verão ameno. A gente adaptou a receita original para as variedades de produtos frescos mais comuns no Brasil, mas se você tiver horta e pomar com tipos de laranja, beterraba e ervas diferentes, manda bala!

Ingredientes para 4-6 porções

4 beterrabas médias
4 laranjas bem saborosas e suculentas, como pera ou Bahia. Fica legal misturar tipos diferentes de laranja, menos lima, que é doce demais.
1 colher de sopa de suco de limão siciliano
1 colher de sopa de suco de limão Taiti
1/2 bulbo de erva doce pequeno (não está bem na época, mas vai bem pouquinho), fatiado super fino.
1/4 de cebola roxa, cortada em fatias super fininhas (cerca de1/3 de xícara)
Azeite de oliva extra virgem, para regar
Sal e pimenta do reino moída na hora
1/4 de xícara de folhas de coentro fresco ou hortelã, se preferir

Preparo:

- Opção A: Lave bem as beterrabas e cozinhe em panela de pressão, com casca e tudo, por 20 minutos, a partir da fervura. Deixe esfriar. Opção B: Se preferir, você pode assar as beterrabas embrulhadas em papel alumínio em forno a 200 graus, por 1 hora. Deixe esfriar.
- Enquanto isso, descasque as laranjas, descartando toda a parte branca. Retire as sementes com cuidado, e então corte em rodelas finas com uma faca afiada, para evitar perder suco. Coloque em uma tigela média e regue com o suco de limão tahiti e siciliano.
- Retire a pele das beterrabas e corte em fatias redondas finas.
- Escorra o suco das frutas cítricas e reserve.
- Arranje as fatias de beterraba e laranja em pratos individuais. Cubra com as lâminas de erva doce e cebola roxa. Regue com os sucos dos cítricos, e e uma boa dose de azeite de oliva extra virgem. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, e deixe descansar por 5 minutos, para os sabores se conhecerem e ficarem amigos. Decore com as folhas de coentro ou hortelã.

Fica bom demais sozinho ou com peixe grelhado.

Deixe seu comentário!


Receita adaptada de The Bon Appétit Test Kitchen