Repolho com kummel e páprica

Foto: Celso Teixeira

Foto: Celso Teixeira

O Celso Teixeira é um cozinheiro que se define como cigano-pé-na-estrada e mão-no-fogo. É bem o que mostra essa sua receita, simples, gostosa e viajada.

A grande sacada é a combinação do repolho com o kummel (ou alcarávia), uma especiaria muito usada pelos alemães, austríacos, russos e escandinavos. É parente do cominho e da semente de erva-doce (são quase iguais em aparência), e tem um aroma adocicado e anisado/mentolado.

Ingredientes:
750 g de repolho cortado em fatias finas (um repolho bem pequeno)
250 g de cebola cortada em meia lua
1 colher de chá de kummel
½ colher de chá de páprica dissolvida em 1/3 de xícara de água fervendo
2 colheres de sopa de azeite
¼ de colher de chá de óleo de gergelim torrado
1 ½ colher de chá de sal grosso

Preparo:
1. Numa panela larga, aqueça o azeite e o óleo de gergelim e adicione as cebolas em fogo baixo com o sal grosso para que ele derreta. Mexa. Coloque o kummel e continue mexendo até que ele libere seu aroma peculiar.
2. Adicione o repolho e misture bem. Acrescente a páprica diluída. Misture novamente. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 7 minutos.
3. Corrija o sal se necessário.

Variações: Um tomate grande cortado grosseiramente em fatias pode ser adicionado às cebolas no início do preparo. Dará uma cor rosada ao refogado. Raminhos de endro dão um charme na finalização e acentuarão o sabor delicado e anisado do kummel.


Você também pode curtir: