Polenta grelhada com tomatinhos assados

© John Kernick

© John Kernick

Ingredientes para 4:
4 xícaras de água
3 colheres de sopa cheias de azeite extra-virgem
1 xícara de polenta
Sal e pimenta do reino moída na hora
340 g de tomates cereja
2 ou 3 dentes de alho inteiros, levemente amassados e descascados (opcional)
8 raminhos de tomilho
50-60 g de queijo meia cura, feta ou de cabra esmigalhados

Preparo:

1. Unte levemente uma assadeira de cerca de 12 x 16 cm, com um pouco de azeite.
2. Em uma panela grande, leve à fervura a água com 1 colher de azeite. Incorpore a polenta gradualmente, mexendo sobre fogo baixo, até engrossar (cerca de 5 minutos) Tempere com sal e pimenta. Deixe esfriar um pouco e coloque a polenta cozida na assadeira untada e nivele com uma espátula. Cubra com filme de plástico e refrigere até ficar firme (umas 2 horas).
3. Pré-aqueça o forno a 190 C. Coloque os tomatinhos e dentes de alho espalhados uniformemente numa assadeira, com os raminhos de tomilho por cima, com 1 colher de sopa de azeite e tempere bem com sal e pimenta do reino. Asse até começarem a estourar, por uns 10 minutos, e então retire do forno. Descarte os ramos de tomilho.
4. Desenforme a polenta refrigerada sobre uma tábua ou mármore. Divida em 4 porções.
5. Aqueça uma frigideira grande antiaderente. Pincele os dois lados de cada porção de polenta com um pouco de azeite e tempere com sal, se necessário. Adicione à frigideira e grelhe de 2 em 2 sobre fogo médio-alto, virando 1 vez, até ficarem douradas e crocantes.
6. Transfira a polenta para os pratos, espalhe as migalhas de queijo e sobre elas os tomatinhos assados. Sirva imediatamente.

Receita traduzida e adaptada do Food & Wine.