Limonada com gengibre e açafrão da terra

Foto: Creative Commons

Foto: Creative Commons

Não estava nada preparada para a chegada desse calor. Mas acho que esse ano vou reclamar menos, graças a essa descoberta deliciosa. Rende 4 copos e tomei tudinho.
P.S.: Desconfio que essa preparação, substituindo um tanto de água, renda um cocktail interessante.

Ingredientes para 4 refrescâncias:

  • 4 xícaras de água
  • 1 colher de chá cheia de açafrão-da-terra (cúrcuma) em pó, ou um pedaço de 7-8 cm da raiz fresca, descascada e ralada (para descascar, é só raspar com uma colher de café, e para o gengibre idem)
  • Um pedaço de uns 10 cm de gengibre fresco, descascado e ralado
  • Mel, açúcar ou melado a gosto (usei 2 colheres de sopa)
  • Suco de 1-2 limões,dependendo do tamanho
  • Rodelitas de limão para ficar bonito

Preparo:

  1. Coloque 2 xícaras de água em uma panela pequena e deixe levantar fervura. 

  2. Acrescente o gengibre e açafrão-da-terra e ferva em fogo baixo por 10 minutos. Dilua na água quente o mel ou açúcar,  e deixe ferver mais 5 minutos, mexendo de vez em quando.

  3. Coe este líquido para retirar resíduos e pedacinhos. Esprema bem a polpa do gengibre e açafrão para não perder nada de suco.

  4. Agora misture água gelada, suco de limão e prove. Adicione mais mel ou água, se necessário, e sirva geladinho, com rodelas de limão e gelo.

Oh, nutri, o que contas para a gente?

"Também conhecido como cúrcuma, o açafrão-da-terra tem uma substância poderosa: a curcumina. Ela é responsável pela sua coloração amarela e propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. É bem tradicional na Ásia, principalmente na Índia (como base do curry) e China, sendo usada para fins culinários e também medicinais. Nessa receitinha, a cúrcuma associada com o gengibre é excelente para quem tem azia e gastrite." Por Raquel Labonia da WellMove