Frittata persa lotada de ervas frescas

Foto: superscheeli / Licença por Creative Commons

Foto: superscheeli / Licença por Creative Commons

Os persas e iranianos devem ser o povo que mais consome ervas frescas no mundo. Comem como folhas de salada, mastigam ramos como aperitivo. Pois eles chegaram para socorrer fãs de ervas, que como eu, se emocionam na feira e compram mais do que conseguem usar em uma semana. Basta de ter que escolher entre maço de salsa ou coentro. Me dá tudo aqui que eu vou usar é agora :D

O Kuku Sabzi ou Kookoo é uma receita de ovos muito tradicional no Iran. Você pode preparar em porções individuais, tipo burger, ou fazer um omeletão para servir em fatias. O sabor de ervas é potente, por isso cai bem acompanhado de pão e salada verde, mas o mais comum no Iran é usá-lo como recheio de sanduíche, acompanhado de mais ervas frescas e pickles de pepino. Dá para customizar de várias maneiras, variando legumes e temperos, mas a alma da coisa é a abundância das ervas. Use as suas preferidas.

Ingredientes para 6, como lanche ou entrada:

  • 1 xícara bem cheia de salsinha fresca

  • 1 xícara bem cheia de coentro fresco

  • 1 xícara de cebolinha picada

  • Meia xícara de dill/endro (opcional, mas ótimo)

  • 6 ovos caipiras

  • 1 colher de sobremesa de farinha de trigo

  • Meia colher de chá de fermento em pó

  • Sal e pimenta do reino

  • Azeite

  • Opcionais: 100 g de nozes picadas, ou castanhas picadas e/ou passas

Preparo:

  1. Lave a salsa, coentro, dill e cebolinha e coloque-as de molho em água fria por 10 minutos. Remova os talos, seque bem e pique grosseiramente.

  2. Bata bem os ovos, e então incorpore a farinha, sal, pimenta, fermento e os seus "opcionais"

  3. Em uma frigideira antiaderente grande, refogue aquele montão de ervas em azeite por 5 minutinhos, e então verta a mistura de ovos batidos. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, e então, vire com cuidado. Cozinhe do outro lado por mais 3 minutos. (Nota: Se achar que não dá conta de virar a frittata sem danar tudo, tampe a frigideira nos últimos 3 minutos de cozimento. Fica sem o douradinho por cima, mas tá tudo certo).

  4. Transfira para um prato bem lindo e corte como se fosse uma torta. Sirva quente ou em temperatura ambiente, acompanhado de pão e salada, ou como recheio de sanduíche.

A nutri curtiu, oh yeah!

"A clara do ovo contém albumina, proteína de altíssimo valor biológico (ou seja, nosso corpo sabe aproveitar muito bem) e que tem papel fundamental na formação dos músculos. Já a gema contém colina, um elemento que tem se mostrado muito importante para a saúde cerebral. O ovo foi visto como vilão durante muito tempo, mas hoje sabe-se que o consumo de alimentos com gorduras saturadas e trans (como os industrializados, por exemplo) tem um papel negativo muito maior do que o consumo de ovinhos. Então, aproveita!" Por Raquel Labonia da WellMove