Creme gelado de amora e manga

Foto e receita: Mood is Food

Foto e receita: Mood is Food

A Rê e a Ana do Mood is Food prepararam essa receita poderosa pensando no Outubro Rosa, que é a campanha anual de conscientização sobre o câncer de mama. E é mesmo sob medida para a ocasião: cheia de qualidades nutritivas para a saúde dos ( . Y . ) , colorida, deliciosa e orgulhosa.  

Tempo de preparo: 5 minutos + 3 horas de congelamento das frutas (que dá aquela textura de sorvete cremoso)

Ingredientes para o café da manhã/ lanche/ sobremesa de 1 pessoa, moços inclusive:

  • 2 bananas pequenas orgânicas
  • 1 xícara de amora congelada (fica bom com morango orgânico também)
  • ½ manga
  • 1 colher de sopa de sementes de chia
  • 30ml de leite de amêndoas (ou outro leite vegetal) - opcional
  • 1 colher de sopa de amêndoas picadas
  • ½ colher de café de maca peruana*. Opcional, mas se tiver, vale a pena.
  • 1 colher de sopa de açúcar demerara orgânico, mel ou melaço (Nossas amoras e bananas estavam tão doces que nem usamos açúcar).

Preparo:

  1. Higienize as amoras em água com vinagre por 10 minutos. Lave em água corrente, seque e leve as amoras ao congelador junto com a manga e 2 bananas bem maduras picadas por 3 horas.
  2. Em um liquidificador, coloque as bananas, amoras e manga congeladas, o leite de amêndoas, a maca peruana, a chia e o açúcar (se optar por fazer sem o leite de amêndoas, seu smoothie ficará um sorbet). Bata por 1 minuto ou até que a mistura fique homogênea e cremosa. Coloque em um bowl e decore com bananas em rodelas, amoras, mangas e sementes de chia. Sirva imediatamente.

Cositas nutricionais para a moça esperta (moço também)

*A maca peruana é uma raiz originária dos Andes. Seu consumo está associado à diminuição da fadiga, redução do nível de glicose, aumento da energia melhora da espermatogênese e da libido (ulalá!) - A gente encontra em lojas de produtos naturais, suplementos e tal.

Benefícios da amora para a saúde e prevenção do câncer: ela é rica em nutrientes, vitaminas, minerais, além de ter um baixo índice calórico, menos de 450 calorias por quilo da fruta. Estudos mostram que seu poder antioxidante ajuda a evitar danos nas células de DNA à partir dos radicais livres, responsáveis por problemas como o câncer, doenças cardiovasculares,  degeneração muscular, envelhecimento precoce entre outros.

Tem uma amoreira no jardim ou quintal? Sortuda! Use as folhas para fazer um chá diurético. Ele auxilia no emagrecimento, sintomas da TPM e menopausa, e também no funcionamento do intestino.