Cebola caramelizada a jato

Cebola caramelizada é uma delicia, e dá aquele plus a mais e um monte de receitas. Mas caramelizar cebola é um processo que leva pelo menos 20 minutos (no caso de 1 cebola). Se precisar de mais quantidade, pode levar até 1 hora. Aí, quando a gente está quase desistindo de fazer, aparece uma luz no fim do túnel, com esse método diferente de Melissa Clark do New York Times, que leva metade do tempo. Agora vai! 

O jeito tradicional de caramelizar cebola é refogá-la muito lentamente com azeite/ manteiga e um pouco de sal, mexendo com frequência até ficar macia e caramelizada, sem tirar o olho para não queimar.

O jeito a jato: Melissa Clark coloca a cebola picada ou cortada em rodelas uniformes em uma panela sem óleo nem sal, cozinhando em fogo médio até ficar macia, com um tom dourado escuro, que leva só uns 5 minutos (depende do tamanho que você cortou), para uma quantidade pequena. Só então ela adiciona óleo e uma pitada de sal, e cozinha por mais 5 minutos, até ficar totalmente macia, com nada de crocância). 

Na minha experiência, durante o cozimento "a seco" a cebola vai deixando alguns resíduos de caramelização no fundo da panela. Coloco algumas gotas de água e mexo para que desgrudem. Aí o caramelizado volta para a cebola. :)

O interessante é o rápido que a cebola pega cor na panela seca. Em vez de ficar transparente para dourar aos poucos, as fatias vão de cruas àquele tom marrom de caramelo em apenas alguns minutos. E o sabor fica muito bom: doce e é rico.

Prove e conte para a gente se gostou do resultado.

Artigo original