Bolinhos de feijão fradinho com maionese de páprica

Foto: Sala, para Veggie Belly

Foto: Sala, para Veggie Belly

Orgulho Xepa é cultura pop: Sabia que na Jamaica e Caribe feijão fradinho se chama Black-Eyed-Peas (ervilhas-de-olhos-negros, em português)? Sim, minha gente, a Fergie curte feijão fradinho.

Receita adaptada da Veggie Belly

Ingredientes para 2 porções de 2 bolinhos cada:

½ xícara de feijão fradinho cru
2 folhas de louro
Azeite de oliva
1/2 colher de chá de pimenta fresca bem picada, ou molho de pimenta (opcional)
1 dente de alho espremido
½ pimentão médio verde, em dados pequenos
½ xícara de pão amanhecido, em pedaços pequenos. Pode ser de forma.
Raspas da casca de meio limão
1 colher de sopa de suco de limão
1-2 colheres de sopa de coentro fresco picado (se não gostar, use salsinha)
¼ colher de chá de sal
1 pitada de cominho em pó
Pimenta do reino a gosto
1 colher de chá de amido de milho

Preparo:
1. Deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro. Escorra.
2. Ferva uma panela média com bastante água. Adicione uma boa quantidade de sal, e coloque o feijão para ferver com o louro por uns 20 minutos, ou até ficarem macios, mas sem que desmanchem.
3. Retire do fogo e escorra muito bem os grãos de feijão. Quando menos umidade, mais fácil será fazer os bolinhos.
4. Aqueça uma panela média com uma colher de chá de azeite, e refogue a pimenta (opcional), e pimentão verde picado e a pitada de cominho por 2 minutos. Junte o alho esmagado e refogue por mais 1 minuto. Agora acrescente o pão, raspas de limão, suco de limão, coentro ou salsa, sal. Misture bem e desligue o fogo.
5. Incorpore os feijões cozidos à mistura. Usando um amassador de batata ou o dorso de uma colher de pau, amasse os feijões. Mas nada de radicalismos, queremos alguns feijões inteiros para dar textura. Prove a mistura, ajuste o sal e adicione pimenta do reino a gosto.
5. Deixe a mistura amornar, e então divida a massa em 4 porções. Forme bolas compactando com as mãos, e coloque-as em um prato.
6. Polvilhe um pouco de amido de milho em um prato pequeno, e nas suas mãos também. Com as mãos devidamente polvilhadas, pegue cada bola de massa e achate com cuidado, dando a forma de um hambúrguer altinho.
7. Aqueça uma frigideira antiaderente com 1/2 colher de chá de azeite, e coloque dois bolinhos para fritar em fogo médio-alto. Quando dourarem, vire com cuidado, e frite o outro lado. Transfira para um prato e repita com os outros 2 bolinhos.

Maionese com páprica: Misture ¼ de xícara de maionese (caseira, vegana, a sua preferida) com ½ colher de chá de limão e ½ colher de chá de páprica. Pode ser do tipo picante, doce ou pimentón espanhol.

Sirva os bolinhos com a maionese ao lado e uma boa salada verde.

Você também pode curtir: