10 dicas para usar tomates detonadinhos

bruschetta.jpg

Tomates amassados, molengas e super maduros merecem uma segunda, terceira, quarta, quinta sexta, sétima, oitava, nona e décima chance. Vai tomate!

A primeira coisa é diferenciar se os tomates estão apenas sofridos ou estragados. Se começarem a soltar líquido, estamos nos 45' do 2º tempo para usá-los. Se a pele tiver pontos escuros (que não sejam sujeirinhas ou machucados) ou sinais de mofo, so sorry, perderam sua chance, já para o lixo.

Agora que você examinou seus tomates, aqui vão 10 sugestões deliciosas para aproveitá-los, algumas menos óbvias que outras:

 

1. Molho de tomate

Ferva os tomates por um minuto, retire as peles, pique-os e cozinhe em fogo baixo com seus temperos favoritos: alho, azeite, pimenta do reino, ervas, (opa, saiu uma pasta Marinara e uma Shakshuka), alcaparras, azeitonas, anchovas (opa, saiu um espaguete a la Puttanesca).

2. Vinagrete de tomate assado

Corte os tomates maduros, regue com um pouco de azeite e leve ao forno alto por 5-10 minutos. A ideia é secá-los e concentrar o sabor. Misture os tomates assados com mais azeite, vinagre, um tico de alho amassado (que poderia ter assado com os tomates, mas esqueci), sal, pimenta do reino e uma pitada de açúcar, se precisar. Incorpore tudo muito bem e misture esse molho grosso em saladas, ou sirva com grelhados. Dura uma semana na geladeira.

3. Geleia de tomate

Refogue os tomates maduros picados com açúcar, sal, suco de limão e ervas e especiarias que você curta. Pode ser canela, pimenta, páprica, sementes de erva-doce, ou vinagre, cominho e coentro em pó.  Cozinhe, mexendo até chegar a uma consistência de geleia.  Coma com queijo e torradinhas no aperitivo.

4. Bruschetta

Asse tomates cortados ou tomatinhos cereja cortados pela metade até caramelizarem. Derreta um pouco de queijo sobre torradas de pão italiano e espalhe os tomates assados por cima, temperando com sal, pimenta e azeite. Ou dispense o queijo, que também fica mara.

5. Sopa de tomate

Nem precisa de receita para este clássico. Refogue cebola e alho em azeite, acrescente os tomates e temperos que você gosta. Adicione caldo vegetal (ou aquele que você preferir) e deixe cozinhar até chegar na consistência de creme leve. Bata no liquidificador e sirva quente, com ervas frescas picadas, um fio de azeite, pão torrado ou croutons.

6. Salsa mexicana fresca

Pique bem os tomates com cebola, alho, coentro fresco, pimenta vermelha e misture vem com um pouco de suco de limão. Se quiser uma salsa mais homogênea, bata no processador.

7. Gazpacho e Salmorejo

Gazpacho é uma sopa gelada da Espanha que é praticamente uma salada de beber, perfeita para aqueles dias em que a gente quer esfriar a cabeça, em vez de esquentar a barriga no fogão. Receita do gazpacho aqui.

O Salmorejo, mais consistente que o Gazpacho, é um creme frio maravilhoso, típico da Andaluzia. Faz mágica com ingredientes simples : tomate, pão amanhecido, azeite (do bom) e alho. Dá para comer de colher, como dip, espalhados em sanduíches e canapés e até como molho para verduras grelhadas. Receita facílima de salmorejo

8. Pan con Tomate (vulgo café da manhã em Barcelona)

Como algo tão simples pode ser tão bom? Uma não-receita: corte o tomate maduro pela metade e esfregue no pão ou torrada. Regue com um fio de azeite, sal e pimenta, e coma. Adoro no café da manhã.

9. Bloody Mary

Faça uma mistura cozinhando em fogo baixo os tomates maduros picados, sal, pimenta, cebola, alho e água, até as verduras ficarem bem macias. Bata no liquidificador, e misture em uma jarra ou copo com molho inglês, raiz forte ralada, sal de aipo, tabasco, voldka e chelo. Se tiver uma talinho de salsão para servir fica phyno. Cheers!

10. Frittata de tomate

Frittata é um destino bonito e digno para todas as verduras sofridas. Em uma frigideira, refogue os tomates maduros e outras verduras sofridas que tiver, adicione e misture ovos bem batidos e aerados, tempere com sal e pimenta e cozinhe até firmar, deixando a parte de cima ainda úmida. Se sua frigideira puder ir ao forno, asse a frittata até dourar a parte de cima. Ou vire a omelete com cuidado no fogão mesmo.

Tomate é vida, salvemos todos! <3

Foto: Creative Commons