Estamos duros, mas somos frescos

Tenho essa memória gostosa de ir à feira com minha mãe cedinho, quando era criança no Butantã. Era coisa de férias na cidade, já que em época de aula, a esta hora estava na escola. Minha única queixa era que ela gostava de "abrir" a feira, cedo pra dedéu. Pra ela não tinha essa de xepa: "Depois das 9:00 não tem nada que preste".

Décadas depois, continuo amando passear e comprar em feiras e mercados. Quando viajo, para mim isso é turismo. Um sonho de consumo são aquelas feirinhas de produtores das cidades europeias e americanas. São feiras onde você compra direto de donos de chácaras e granjas locais, ou seja, alimentos que privilegiam os produtores e a economia regional, ao invés do grande agronegócio. É a experiência anti-hipermercado definitiva.

Nessas feiras, algumas coisas são orgânicas certificadas, outras ditas orgânicas, mas a maioria dos produtos são da época, respeitando seu ciclo natural de colheita. Isso quer dizer que, em geral, precisam de menos química, agrotóxicos e efeitos especiais para crescer. O fato de ser local também significa que os produtos provavelmente tiveram a chance de amadurecer antes da colheita, em vez de caírem ainda verdes na caçamba de um caminhão que vai sacudir até o outro lado do país. Isso se não vierem de outros países de avião.

Voltando para a realidade do Brasil, temos algumas feiras orgânicas legais, periódicas. Mas nesses tempos de dinheiro curto, existe um bom meio termo: focar nos produtos da época. A oferta é abundante, e portanto o preço é melhor. O sabor também é melhor, e as chances de estar consumindo uma bomba de agrotóxicos bem menor.

Legal saber que você pode comprar rambutão da Malásia no supermercado o ano inteiro, se quiser. Mas com o incrível que é o clima e a variedade de frutas e verduras no Brasil, dá para se divertir bastante com pouco dinheiro.

O objetivo do Orgulho Xepa é atualizar você sobre os alimentos frescos que estão em sua melhor época, em termos de qualidade e preço, além de sugerir receitas legais para preparar com suas compras fresquíssimas. Você é muito bem-vindo a contribuir com a suas.

 

 

 

ervilhas frescas