Alho-poró crocante e viciante

Como raios algo tão simples pode ficar tão saboroso? O alho-poró adora um forno. E feito assim, ganha uma doçura caramelizada, um defumadinho e uma crocância safada. Fica delicioso sobre saladas, massas, arroz, sopas e grelhados. Mas aqui em casa, raramente chega tão longe e vira aperitivo para comer com as mãos,  fazendo par com cerveja gelada.

alho-poró-crocante.jpg

Ingredientes:

  • 2 alhos-porós grandinhos (se fizer mais, dobre as quantidades e use 2 assadeiras)
  • 2 colheres de sopa azeite
  • 1/2 colher de chá de sal
  • Pimenta do reino a gosto

Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 200ºC
  2. Lave bem o alho-poró, tirando qualquer terrinha escondida. Corte as partes verde escuro e guarde para fazer um caldo depois. Nesta receita a gente usa a parte branca e verde clara.
  3. Corte o alho-poró de comprido, em duas metades e então, em 2 metades pela horizontal.
  4. Agora corte em palitos longitudinais fininhos. Enxague em água, separando as camadas com as mãos. Seque bem com papel toalha ou secador de salada.
  5. Em uma assadeira forrada com papel de alumínio, coloque as tirinhas de alho-poró, regue com 2 colheres de sopa de azeite e salpique com sal e pimenta do reino. Misture tudo bem com as mãos para cobrir com o azeite e distribua em uma camada uniforme,
  6. Asse, virando de vez em quando, por 12-15 minutos, ou até que as tirinhas dourem bem. Cada forno tem seu temperamento, então fique de olho, porque de repente incinera. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar para finalizar o processo de crocantização.
  7. Pronto. Coma como petisco, ou use os crisps para dar um upgrade na salada, arroz, batata, polenta cremosa, massas, sopas e peixes. Só não fica bom com sorvete.