acelga grelhada.jpg

Acelga grelhada com mel e mostarda

Ingredientes para 6:

3 colheres de sopa de mostarda de dijon (se for picante, melhor). A dijon melhor e mais barata que encontrei até agora é sem dúvida a da marca Casino. Não ganho comissão não ;)
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1/4 de colher de chá de alho espremido
2 colheres de sopa de manjericão
2 cabeças pequenas de acelga, 1 kg no total, mais ou menos. Prefira as bem compactas e pesadinhas, que são as melhores. As grandes se desfazem.
1 maço de cebolinha, partes verdes e brancas. Se forem grandes, corte pela metade na vertical.

Preparo:

1. Aqueça muito bem uma frigideira grande. Misture a mostarda dijon, mel, 1 colher de chá de azeite, alho e manjericão picado. Corte a acelga de comprido em quartos, deixando o miolo intacto. Pincele os quartos de acelga e as cebolinhas com o resto do azeite.
2. Grelhe as acelgas com a parte achatada para baixo, por 3 minutos. Vá virando de cada lado e grelhando até ficarem bem douradas. Remova da frigideira.
3. Grelhe as cebolinhas inteiras (ou pela metade) até ficarem um pouco queimadinhas. 
4. Pincele as acelgas e cebolinhas com a mistura de mostarda e mel. Arrume em um prato de servir com as cebolinhas por cima.

Ficam ótimas como acompanhamento de assados, grelhados, carne de porco e aves. Receita adaptada de Martha Stewart. A original usa xarope de agave em vez de mel.